03 janeiro 2011

A mulher atual é equilibrista...e os homens nessa?

Nesse Natal ganhei um livro para ler nas férias...um livro que para falar a verdade ainda estou lendo, afinal, nos poucos dias de férias, com dois filhos (sem babá) e em um sítio com umas 15 pessoas da família, mais 4 meninos entre 2 e 5 anos, díficil ler viu...Uiiii... Afinal, tem coisa mais gostosa que essa? Que férias viu!!
Olha antes de ter filhos a curtição era ir viajar com a galera, mas depois que tem filhos, começam os sobrinhos e tudo o mais, você, eu pelo menos, comecei a achar a maior curtição essa coisa toda de bisavós, avós, irmãos, primos...Família reunida, confusão, bagunça, risadas, jogos noturnos...
Voltando ao livro, nos tempinhos em que o "turbilhão" dá uma acalmada, estou lendo ele...Chama-se: "Vida de Equilibrista-Dores e delícias da mãe que trabalha", de Cecília Russo Troiano...Bacana!


O título já diz bem do que ele se trata, não? E muitas irão se identificar...aaaaaaaa vão!
O prefácio é de Fátima Bernardes, exemplo da perfeita "equilibrista", mãe, esposa, dona de casa e perfeita, inteira, todas as noites no Jornal Nacional...
Enfim, óbvio que vou falar muito dele aqui! E o primeiro assunto que escolhi, pois, achei bacana, aliás gostei muito de uma carta que consta nesse capítulo, é sobre o papel dos homens... Qual é a colaboração, e mais, a capacidade deles de ajudar essa nova mulher de hoje, a "mulher equilibrista", as "super mulheres", as "super mamys"...


A escritora montou grupos de discussão e diversas pesquisas com maridos e pais de mães que trabalham e com essas mulheres também, e discutiu o assunto.
As mulheres saíram as ruas para trabalhar e hoje inclusive, contribuem no orçamento familiar, mas e os homens "entraram" mais na família, na criação dos filhos e cuidados com o lar, coisas que antes eram funções apenas das mulheres? As tarefas são divididas? Eles dão conta? E mais, eles reconhecem o esforço da mulher atual?


A conclusão me pareceu já esperada, mas é sempre bom lembrar viu...Colaborar a grande maioria colabora, e alguns "acham" que colaboram, mas as mulheres acham pouco, no que se diz a vida privada (familiar), ela faz mais...
E faz mais por diversas razões, por ser da natureza dela, porque as vezes não consegue delegar, porque os maridos, e até muitas vezes elas mesmas, pensam que a maior responsabilidade é delas...mesmo trabalhando fora!
Somos realmente equilibristas, "mulheres polvos", "super mamys"!

Algumas declarações de pessoas que participaram dos grupos e pesquisas podem mostrar bem o "quadro" da atual situação...

"Marido só se toca quando a mulher dá piti"
"Seria preciso que os homens tivessem um dia de mulher para nos entenderem"
"Marido faz, mas se não der certo tudo bem. Se a mulher fizer tem que dar certo." - declaração de um homem



O casal contemporâneo vive em descompasso...se por um lado elas se queixam que fazem demais e que eles colaboram de menos, eles acham que o que fazem já é de bom tamanho. A mulher de hoje mesmo trabalhando e tendo horários, reuniões e toda aquela "loucurada" toda, ainda é sem dúvida alguma, a maior responsável pelo "bom andamento do lar"! Tudo gira em torno dela, que mesmo trabalhando fora, continua controlando, mesmo que a distância, a empregada, os filhos, a casa... 
Concordo!Veja um exemplo simples: vocês dois trabalham, mas tem reunião na escola ou pediatra do filho, quem vai arrumar espaço na agenda? Você mulher! Pelo menos com a grande maioria de nós é assim...É ou não é?


Os homens ainda tem que caminhar muito para entender a nova realidade, a necessidade de divisão de tarefas em todos os setores mesmo: cuidado com os filhos, com a casa e tudo mais que gira ao redor. E as mulheres também precisam percorrer uma longa estrada para aprender a delegar, a se colocar, e mais: não se cobrar tanto! Sim...as próprias mulheres têm em suas cabeças que a maior responsabilidade é delas(são inclusive criadas assim), e se sobrecarregam, querem dar conta de tudo, se cobram, se culpam...
Querem enlouquecer? Vamos mudar também nossa cabeça, vamos ajudar os homens entender que é difícil darmos conta sozinhas!
E, se você é mãe de menino, já criem eles diferentes, com a imagem de provedor claro, mas provedor e colaborador, afinal as mulheres hoje em dia também trabalham e são "provedoras" de alguma maneira!

A carta que citei no começo, foi escrita por um homem e achei interessante...Irei transcrever algumas partes para vocês...


"Um de meus filhos, o de 9 anos, me perguntou:"Pai você entendeu tudo o que a mamãe explicou?". Ele estava se referindo ao criterioso roteiro de tarefas que eu deveria executar para cobrir a ausência dela, nos três dias que viajaria a trabalho..."

"Fique tranquilo papai vai dar conta de tudo"... É lógico que era mentira! ao levá-lo ao tênis esqueci a raquete. Da escola me ligaram perguntando se ele poderia comprar algo na lanchonete porque havia esquecido a lancheira...E assim por diante"


"Resumo da Ópera:do roteiro das tarefas eu consegui realizar 50%...Ela caso, caso não tivesse viajado nem de longe precisaria de um roteiro. Seu fantástico "software interno" opera remotamente."

"... a sua capacidade múltipla de articulação de várias dimensões, desafios e tarefas da vida.O que me inquieta não é ver essa super-mulher maravilhosa "equilibrando pratinhos". O que me inquieta é saber que eu faço parte de um grupo de pessoas que não seriam capazes de fazer a mesma coisa tão cedo: o grupo formado por quase todos os homens"

"O que me inquieta é saber o quanto nós homens temos apenas uma pálida consciência de nossa inaptidão funcional para compor as múltiplas tarefas pelas quais elas navegam com naturalidade"

"Essa invejável performance renasce em cada mulher que tem filhos, que trabalha, que cultiva seu corpo, que alimenta a sexualidade e o carinho em seu casamento"



Esse homem, ao ficar por apenas 3 dias exercendo as funções de sua mulher, enquanto ela viajava a trabalho, percebeu o que a maioria de nós mulheres já sabíamos...

E que precisamos ensinar aos homens, demonstrar a eles...E precisamos também a aprender a delegar, a não nos cobrar tanto e não se culpar em muitas vezes não conseguir ser 100% em todos os setores!

E viva as Super Mulheres! Muito bem "Super Mamys"!


E nos dias de hoje, na realidade, principalmente brasileira, não há como retroceder...as mulheres não se contentam mais em ser só donas de casa e mães por  muito tempo...elas querem indepedência e se sentem mais completas assim!
(eu, por exemplo, parei, ou melhor, "brequei" minha vida profissional quando meus filhos nasceram, mas depois que cresceram um pouco tive a necessidade de voltar, não aguentava mais...)
E outra, muitas mulheres também tem necessidade de colaborar com o orçamento familiar, aí realmente não têm escolha mesmo...




A fórmula é: ser equilibrista, não se cobrar muito e nem se culpar, transformar o tempo que está com seus filhos em qualidade, aprender a delegar não só a maridos, mas a avós, empregadas e babás...Hoje temos um leque muito grande, muitas pessoas dispostas e prontas para colaborar!

E sem dúvida a maioria dos homens não são mais "monos"... são provedores e pais, participam mais da criação dos filhos sim! Agora, será que um dia iremos conseguir dividir tudo exatamente igual... 50% para cada um?

A alegria de ser mãe e a capacidade de dar conta de tantos papéis nos fazem dizer com satisfação: somos heroínas!



E como diz a Super Mamy: "Vamos que vamos porque o show não pode parar!"


Um comentário:

  1. é preciso educar as novas gerações, desde crianças. o mundo mudou. graças a deus. porque se fosse pra ser dona de casa, eu preferia fugir com o circo. parabéns pra quem consegue. acho uma tarefa árdua, inglória, e que ninguém reconhece ou remunera. além de ser um saco. pra mim, seria limitante demais ficar só presa em casa, sem estudar, trabalhar, ganhar $$$, ainda que pouco, pq tá difícil nesse país...mas enfim, minha independência, minha liberdade, minha dignidade, meu amor próprio são muito importantes e não abro mão disso. se o homem quiser ficar ao meu lado, que seja para somar e não pra ser um peso pra mim. não somos mães nem empregadas deles. e nunca minha mão quebrou por varrer meu chão ou lavar minha louça. aposto que a mão deles tbm não vai quebrar, kkkk. e quanto à paternidade, se for pra eu fazer tudo sozinha, melhor não casar. preferível fazer produção independente, pq se o pai for figurativo apenas, ou servir só pra hora da diversão, melhor nem ter. cansada de ver mulher ter que assumir papel de megera porque o companheiro é um frouxo, acomodado, inútil, encostado, imaturo, irresponsável e sem noção. e quando se separa, então...aí o filho deixa magicamente de existir, né?

    ResponderExcluir