01 novembro 2010

Birras...como domar sua ferinha?CLIQUE AQUI!



SUPER MAMY ATIVAR! FORMA DE MÃE!

Agora quero falar sério, a gente também fala sério aqui no blog...rsrsrs...
Esse post é para os pais e mães confusos, quase todos, que lhe dão de vez em quando, ou sempre, com as birras de nossas crianças, e digo mais que birras, muitas vezes são autênticos ascessos de raiva mesmo...


Já disse aqui no blog que leio muito sobre crianças,educação infantil etc...e leio mesmo!E esse post é inteiramente baseado em um livro que li mais de 300 vezes e de vez em quando vou lá e dou uma lida em algum capítulo para relembrar...Digo relembrar, porque a gente tenta, e tenta muito, mas como já disse aqui também, a teoria é maravilhosa, mas a prática não é assim tão simples e mais, sempre parece que os filhos do vizinho, da amiga são perfeitos ( não acredite! não são!) e sua sogra e sua mãe também tiveram filhos comportados, com ótimos hábitos alimentares, que dormiam a noite inteira...uns anjos!
Amigas e amigos, se você ainda não sabia, vou lhes contar: MENTIRA!! O tempo passa e a gente esquece, pois, supera as dificuldades e vem outras e assim vai...
Enfim, esse post é totalmente baseado no livro "Domando sua Ferinha" do Dr.Christopher Green. Recomendo a leitura totalmente! Esse livro abrange vários temas :sono, alimentação, doença, disciplina e as BIRRAS, que é o que vou falar agora...peguei alguns "detalhes" do livro que achei mais relevantes para discutirmos aqui, e se você tem filhos maiores que os meus ( 3 e 5 anos), pode ler o "Domando sua Ferinha 2" (veja que as dificuldades só mudam, evoluem...rsrs...força amigos!)



No capítulo 1 o autor começa com uma frase que acho fantástica, resume tudo perfeitamente:
"As crianças tem atividade de um aeroporto internacional porém a torre de controle não funciona"
 FANTÁSTICO! Ao menos aqui na minha casa esse parece ser o "lema"...

Como já disse muitas vezes nos sentimos frustrados achando que somos os únicos a terem problemas, mas saiba que estamos todos no mesmo barco, e, o primeiro erro já está aí: classificar algumas birras, mal comportamentos como "problemas". NÃO SÃO PROBLEMAS! É tudo absolutamente normal...
Acreditem, as crianças não tem um pingo de malícia ou sentido de agressão, não há um só osso ruim naqueles corpinhos, é que, apenas, os "centros de juízo" não funcionam...Simples!
O único problema que pode existir são pais que criam falsas expectativas e que querem que seus filhos tenham comportamento de adultos, e pior, ao lhe darem com uma birra ainda acham que a criança está querendo aborrece-lo.
A infância é a idade de comportamentos inimagináveis, eles conseguem se meter em situações impossíveis, brigar, questionar...mas são apenas crianças em fase de crescimento e não crianças "problemáticas"...problemáticos e neuróticos seremos nós se não formos, antes de mais nada, capazes de entender isso!

Agora, por que eles tem esses pequenos "ataques"?
Na maioria das vezes, acredite, será por uma dessas causas:
-busca de atenção ( sim, eles exigem atenção 24hs por dia e se você der eles pedirão 25!)
-ciúme e competição entre irmãos, ciúme de outras crianças ou pessoas.
( na minha casa é incrível, além da disputa enre eles, eles podem estar quietinhos, agora basta eu, por exemplo, pegar o telefone e dizer "alô" para uma amiga que começa o "auê"...)
-frustração
(nos primeiros anos eles estão tentando lhe dar com suas limitações,mas, suas idéias vão além de suas habilidades, aí já viu né...)
-reação a doenças, cansaço e mudanças e alterações de rotina
(aí dá para entender né...)
-medo da separação
Todas as crianças tem medo da separação (uns mais e uns menos, lembrem-se eles tem individualidade!), principalmente nos seus primeiros anos de vida, e nesse caso, ele não quer aborrecer você apenas quer lhe dizer que você é importante e preferem ficar ao seu lado.Nesse caso, tenha calma, com o amadurecimento e cada um no seu tempo, supera isso...Os meus deram muito rabalho na adaptação da escola, por exemplo, e são muito grudados em mim, não gostam muito de se separar, então, não tenho pressa não...hoje em dia amam a escola e óbvio que deixo eles quando preciso sair, mas eu mesma não forço muito a barra sabe...e no meu caso, realmente não vejo tanta necessidade para isso, pois, nós também somos pais que gostam de ficar com filhos, somos apegados também, preferimos viajar com eles (já fomos até para o exterior com toda a "tropa"), então o fator separação não é algo muito forte, porque rola em pequenos períodos ( escola e quando os papais vão para a balada). E óbvio que eu ouço dos outros: "Aaaa tem que acostumar!" , sinceramente, entra por um ouvido e sai pelo outro...por que TEM?No meu caso não tem porque eu,aliás, eu e meu marido, também não queremos, para nós é muito melhor viajar em família do que só o casal e cada caso é um e cada um deve adaptar os filhos a sua rotina e necessidades...é ou não é? Conheço pais que, por exemplo viajam muito sozinhos, por longos periodos e outros que pensam como nós, e não há nada de errado em nenhum dos casos. assim como, existem os que realmente têm a necessidade de se ausentarem por períodos maiores, claro!

Ops...voltando ás birras...rsrsrs...


Como resolver??

Eis algumas dicas, mas saibam que eu também não resolvi 100%, é só teoria, e vale a pena sempre tentar e não desistir jamais!!rsrsrs...

-Tudo está na VOZ, no tom de voz e que ele seja firme quando preciso, e lembre-se de que ela deve ser doce quando merecido também!
-Dê instruções claras,por exemplo, ao invés de "Joãozinho você quer apanhar seus brinquedos agora?", diga:"Joãozinho apanhe seus brinquedos,venha cá que eu te ajudo", terá mais efeito!
-Não recompense e nem dê muita atenção ao mal comportamento, recompense e dê muito mais atenção ao bom comportamento...Pense: se a questão for chamar a atenção, já estimle a criança a chamar mais atenção nas coisas positivas desde cedo! As técnicas de modificação de comportamento garantem que qualquer comportamento reforçado tenderá a se repetir e o comportamento que não for encorajado provavelmente desaparecerá...tomará!rsrsrs...
Não faça aquele "horror" quando ele fizer uma coisa errada e quando fizer algo certo nem ligue...
Juro, essa técnica eu agora estou aplicando muito, porque li em vários outros livros de psicologia, até mesmo de adultos, e acredito que, realmente se desde cedo fossemos incentivados mais no positivo seríamos seres humanos melhores em todos os aspectos e com auto-estima elevada...
Eu tento convensar e resolver as questões erradas, mas elogio MUITO, dou muita ênfase para as coisas boas e faço uma verdadeira "lavagem cerebral positiva" e de auto-estima, tipo "MUITO BEM!MUITO BEM!" "VOCÊ É MUITO BOM!MUITO ESPERTO!" "NOSSA,VOCÊ É DEMAIS,INTELIGENTE,CAMPEÃO!"

-Agora a maior arma: DISTRAÇÃO!
Primeiro a da criança, ou seja, desvie a atenção, estilo "olha o passarinho!" mesmo...eles tem muita facilidade em desviar a atenção, e se você sacar qual é aquele momento certo, o "momento x", com certeza terá sucesso!
Agora, se nenhum dos casos der certo, agora terá que entrar em jogo a distração dos pais...mude de ambiente mesmo, por um tempo, assim você mantém sua saniedade, respira antes de ter um ataque de nervos ( tem momentos que é fo#$%!) e o principal: acaba com a platéia do espetáculo, tem muitas chances de dar certo!

Agora tudo isso pode até alcançar seus objetivos em casa, mas e no shopping, no mercado?kkkkkkkk... É fo$%#& demais...socorroooo...
Saiba, que nesses casos independente do que você fizer, 99,9% das pessoas, da platéia, vão achar que você está agindo errado, aliás, você antes de ter filho jurava que os seus jamais iriam fazer essas coisas ( eu também jurei, e mais eu fazia também quando era criança)! Então, relaxe, disfarce, tente mudar o foco e se retirar o quanto antes...se você se envolver para resolver os ataques e malcriações de casa, os da rua consequentemente irão desaparecer!

Para terminar saibam de uma coisa muito importante: devemos ter a confiança de agir por nós mesmos e não permitir uma lavagem cerebral por aqueles que agem diferente de nós ou acham que sabem tudo!
Confie no seu "taco", ler é legal, saber a opinião de especialistas, mas não leve ao pé da letra...
Eu nunca levei muito, aprendi com o tempo a deixar "entrar por um ouvido e sair pelo outro", escuto, digo "ok" e depois faço do meu jeito...até porque tem coisas e "padrões" que considero demais sabe...nunca consegui agir exatamente como o pediatra falava, a mãe, a sogra, a tia...e o que não falta são opiniões, histórias e contos...aff!! Eu particularmente "num guento!"
Por exemplo:
"Bicos e chupetas não devem ser usados"... se funciona,use!
"Excesso de colo faz mal" "Bebês não podem dormir no braço da mãe senão terão dificuldades de sono" - se você gosta de acariciar seu bebê até ele dormir, e mais, se ele gosta de ser acariciado, essa é uma pequena porção de magia e transmissão de amor a que vocês dois têm direito! Amor demais, aconchego carinho fazem muito bem...
Os meus viviam no colo, chegavam da maternidade a já dormiam em cima de mim ou do papai mesmo, como cangurus e hoje dormem sozinhos no quarto deles...Sem exageros!Tem gente que segue padrões demais e acabam por não enxergar que estão perdendo ou fazendo a criança perder alguma coisa...E não só isso os tais padrões devem também ser os "nossos padrões" se é que me entendem...
"Não pode comer isso, deve comer aquilo e em horários definidos" "Horários definidos e devemos estabelecer uma rotina"
"Rotina! Rotina! Rotina" "Disciplina! Padróes!"... AAAAAA quebre as regras de vez em quando, não precisar desleixar geral, mas na vida adulta tudo já vai ser tão certinho, "padróes"... Calma!!

Juro que vou parar de tagarelar...rsrsrs...só mais uma coisa que li no livro que citei e achei bacana:

"Condições básicas para que as crianças sejam felizes e sintam-se seguras
Não há dúvidas que nossos filhos se desenvolvem melhor quando:
-são amados
-são parte de uma família
-vive em um lugar estável,livre de tensões
-têm pais com expectativas razoáveis e que não espera que eles ajam como adultos, enfim entendam o que é normal na infância.
-recebem bons exemplos
-são tratadas de maneira clara
-têm alegria e divertimento em suas vidas
As crianças devem ser criadas como aprendizes de pais que sintam prazer em tê-las por perto"







5 comentários:

  1. Lindo ponst...
    Um bom assunto para o blog...
    Obrigada pelas visitas e comentários...
    Vc também consquistou o coraçao do burro...
    Qualquer coisa pode usar o nosso blog como fonte...
    E vamos juntas aprender a domar esses ajinhos...
    felicidades

    ResponderExcluir
  2. Ai Fá...Muitooo Bommmm!!!
    A minha ainda é pequenina mas já faço muita coisa do que você falou ai em cima, seja das suas palavras ou do que pegou do livro.. É ipressionante como penso EXATAMENTE como você!! Será o gene Buelta?:s

    hahah Parabéns adoro os assuntos e leio sempre!!

    Saudades Bjinhus a todos

    ResponderExcluir
  3. Burrico...você é que conquistou o coração da Super Mamy!Já fiz várias visitas e li quase tudo, adoro a idéia do seu blog e as mensagens...o título então AMEI!Já que autorizou vou linkar um post sobre mulheres que gostei muito hein...rsrsrs...
    Esse blog da Super Mamy é novo, ainda não completou nem um mês, mas já estou gostando muito e aos poucos aprendendo mais e principalmente conhecendo mais esse "mundo dos blogs e blogueiros"...é um prazer!!
    Beijo enorme!
    Super Mamy!

    ResponderExcluir
  4. Paloma, que bom que vc está acompanhando o blog...fico muito feliz!!Agora,óbvio que é o "genezinho" espanhol, principalmente no que diz respeito a "fazer as coisas do nosso jeito e apenas do nosso jeito" diz aí...kkkkk...E se prepare porque a princesinha já tem carinha de espanholinha, vai ser mulher de personalidade...rsrsrs...Tenho certeza que vc tira de letra porque é uma Super Mulher e mais uma ótima e maravilhosa "Super Mamy"!!
    Continue acompanhando,ok?Esse blog é uma "salada de fruta", de piadinhas a assuntos sérios de mãe...rsrsrs...
    Aaaaaaa Saudades de vcs!!Vamos nos ver??
    Beijo na super princesa!!

    ResponderExcluir
  5. VAMOS SIMMMM!!!=)

    É só marcar!!!!!

    A gente combina por e-mail e por tel!

    mtas saudadessssss!!!!!!

    Bejinhus nos seus SUPER PRÍNCIPES! =)

    ResponderExcluir