17 abril 2011

"Mamãe o coelinho bota ovo?"

A Páscoa vem aí...e com elas as crianças "a milhão" na expectativa que o tal "Coelinho de pelo branquinho" bote o ovo igualzinho ao que ele viu na televisão, do Ben 10, com relógio dentro e tudo!! (como sairia tanta coisa do fiofó do coelinho???Óóóó dó....).


Por aqui estão eufóricos, todos os dias pintamos mais um dia no calendário que eles fizeram, e contamos quantos dias faltam para essa grande mágica acontecer, para que então, ao acordarmos, fazermos a "caça aos ovos", que "ele" esconde no jardim...




Até uma certa idade de seu filho você consegue se salvar da explicação, mas chega uma hora ( sempre antes de desvendar o Papai Noel, que geralmente persiste por mais alguns anos), como chegou esse ano aqui em casa, em que não há mais escapatória: coelho não bota ovo, quem bota é a galinha e não é grande, de chocolate e muito menos do Ben 10!!
Eeeeee..."mamãe esse ovo não tem espaço para sair do bumbum da galinha"!!

Complicado...até mesmo porque dois anos atrás, tivemos a infeliz idéia de dizer que o coelho além de tudo deixou dois filhotinhos dele para que a gente cuidasse...


SIM! Demos um pequeno casal de coelhos para eles, que já rendeu até hoje uns 200 ou mais coelinhos...e não me pergunte o que fizemos com todos eles, porque não gostaria de lhes contar que eles ficam no sítio do vovô que adora coelho com batatas!

Fora isso, no mesmo "Sítio do Vovô", tem ainda o "fator galinha": muitos e muitos novos pintinhos nascendo a cada semana, afinal, o vovô adora uma boa galinhada!Como não?
Enfim, o que dizer então? Qual a "relação coelho-ovo-chocolate"?



NÃO!NÃO!NÃO! Jamais pense em uma coisa dessas,ok?
Não me trinca!!

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades (como pudemos ter a prova concreta aqui em casa!)

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida. 
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. 
Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
Aaaaaaa...E existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos! Ueeepaaaa...

Agora, como explicar isso para o seu fiho que é a questão né... Aliás, dessa maneira que eu expliquei é um puta papo chato!rsrsrs...


Os meus já sabem que o coelho não bota ovo, então já foi definido que ele traz os ovos de presente...
Mas aí fomos ao supermercado e aqueles corredores cheios de ovos com o preço pendurado já fu$%#@ tudo!kkkkk...
Então, tudo bem!! Escrevemos uma cartinha, como fazemos para o Papai Noel e pedimos para que o bom e branco coelinho vá lá no mercado e busque o ovo do Ben 10!
Sempre persistindo e resistindo para não perder a magia, ela diminui, mas ainda está um pouco alí! rsrsrs...


Papo sério... Eu sempre persisto mesmo, para que a mágia se prolongue ao máximo! Evito que eles tenham que encarar o "mundo adulto", real e nem sempre fácil tão cedo, até mesmo com algumas decisões no cotidiano deles como: escola de manhã só quando tiver realmente necessidade, estudam de tarde e entraram apenas com 3 anos de idade (poxa...vão ter que acordar cedo para o resto da vida, trabalhar,ralar...), escola em tempo integral jamais! 
Programo idas ao parquinho durante a semana também, não só academia (apesar de que pela manhã fazem sim academia e praticam esportes, aliás, somente aqueles que gostam e eles mesmo escolhem). E cursos extracurriculares, como inglês, informática, podem esperar mais um pouco...por que não?


Muitos dirnao que sou exagerada, mas isso é o certo para mim... São muito novinhos, criança tem que ter infância, brincar, lazer, muito lazer!!!

Muitas vezes os pais se apressam para "prepararem" seus filhos o quanto antes para o mundo competitivo em que vivemos e esquecem que eles são CRIANÇAS! Eles estão na melhor fase da vida (você não voltaria a ser criança ou pelo menos resgataria aquela magia, aquele brilho pela vida?).



Tudo tem que ser no seu tempo, e brincar, criar, imaginar é tão importante quanto, e, é muito mais importante nos primeiros anos de vida!



Essa é a opinião da Super Mamy, e saiba que é a opinião de estudiosos, psicólogos e pedagogos conceituados também!!

Vem na minha!"Siga meus bons!". 

SUPER MAMY ATIVAR!!!

-"Comeram minha bunda!"
-"Que?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário