29 dezembro 2010

BRINCAR...ESSENCIAL!!






Brincar é mais do que um direito da criança, é praticamente uma necessidade básica! Inclusive, a falta de interesse em brincar pode ser considerado um distúrbio, e vamos confessar, nós mães também logo ficamos preocupadas quando vemos eles "quietinhos demais"...

Crianças de diferentes culturas, crianças do mundo inteiro brincam espontaneamente, até mesmo em situações de sofrimento, como ocorreu em campos nazistas, como ocorre com crianças em condições precárias na Etiópia... Elas brincam, elas fantasiam...
BRINCAR É COISA SÉRIA!


O brincar pode ter muito mais significado do que se pode imaginar...
Brincando a criança se exercita, socializa, compreende o mundo...
Através da brincadeira da criança podemos descobrir, e ajuda-las a superar medos, traumas ou a superar algumas fases...

Um bebê quando atira diversas vezes um brinquedo ao chão e exige que lhe seja devolvido está experimentando a sensação de perder e recuperar o que gosta, e, brincar de esconde-esconde com uma criança pequena pode ajuda-la a entender, que mesmo não estando sob sua visão, as pessoas que ele ama não sumiram, assim estamos ajudando a enfrentar a famosa "crise da separação", uma fase que causa muita angústia na criança, quando ela percebe que ela e "mamãe" são seres separados. E ainda, isso fará com que fique mais tranquila quando as pessoas queridas não estiverem presentes.
Nesse caso, também funciona muito bem o "faz de conta"... quando brincar de casinha diga por exemplo, "A mamãe vai trabalhar, mas volta logo".

Um vez, em uma palestra que assisti sobre o tema, na escola de meus filhos, a diretora nos narrou uma situação onde estava com sua filha, na época com 3 anos, que sempre resistia em ir para cama... Ela chamou-a para brincar de casinha, invertendo os papéis, sendo ela a filha e a menina a mamãe, e então, dramatizaram o momento de ir para a cama, e ela imitou a criança em todos os detalhes, resistindo em ir dormir...Até que a menina lhe disse: "você não quer ir para a cama por causa do lobo?". A questão foi esclarecida e na próxima brincadeira ela então fez toda uma encenação onde exterminavam o lobo...Problema resolvido!

Eis a questão: atualmente nem sempre estamos permitindo e dando espaço para que a criança exerça essa necessidade básica: brincar! Ou porque moramos em apartamentos, com espaços reduzidos ou não deixamos eles brincarem na rua com medo da violência...
Ou, mais ainda, muitos pais acreditam que nos dias de hoje exista uma necessidade de prepara-los para um futuro melhor o quanto antes e fazem seus filhos se ocuparem com uma agenda lotada de aulas extras...Esses pais agem assim nas melhores das intenções, mas, é um exagero acreditar que os filhos precisam aprender o quanto antes, como se brincar fosse o oposto de aprender!




É provado que 50% do desenvolvimento intelectual ocorre entre 0 e 5 anos e que a brincadeira é responsável por isso...Quanto mais brincamos na infância, melhor nos saímos como adultos...Quanto maiores as condições e oportunidades que a criança tiver de brincar, mais ela desenvolve conceitos, assimila aprendizados e as incorpora em seu dia-a-dia.

Não vamos deixar que a ansiedade em vê-los crescer "bem preparados para a vida", acabe por privá-los de uma infância sadia...Temos a obrigação de deixar nosso filhos brincarem para que venham a ser adultos sadios...Não adiante as coisas, tudo tem seu tempo...E BRINQUE! BRINQUE MUITO COM SEUS FILHOS!






Principalmente nos dias de hoje, em que a maioria de nós tem pouco tempo (pelo menos, menos tempo do que gostaríamos) para estar com eles, vamos aproveitar esse período para sentar, estar na altura deles e brincar, brincar mesmo, relembrar a infância, se entregar...






Um comentário:

  1. Oii Fá!
    Adorei o blog! Dei uma olhada geral e já ri bastante :D
    Teu jeito de escrever é único e muito espontâneo. E é isso que faz toda a diferença!
    Parabéns e sucesso!!
    Beijos,
    Lu (namorada do Di) (:

    ResponderExcluir