26 outubro 2010

É ASSIM QUE SE INCENTIVA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA!!!



Nessa semana recebi diversas mensagens no faceebok sobre uma "ação" entre as mulheres, que tinha o objetivo de divulgar a prevenção do "câncer de mama"...se você tem faceebok sabe bem do que eu estou falando...
Era o seguinte: as mulheres deviam escrever o lugar onde deixam suas bolsas ao chegarem em casa, em sua página principal, deveriam escrever "eu gosto...." e depois o lugar!
Divertido, muitas mulheres fizeram, deixaram os homens curiosos, como sugerido, e quer saber, sem usar de hipocrisia, eu também escrevi!
Sim escrevi: "eu gosto no cabideiro" (aja equilíbrio) e "eu gosto em todos os lugares desde que esteja ajeitadinha"...



ÓTIMO! Foi engraçado, todas fizeram, e no meu caso até bronca do marido eu levei, pois, estava "facilzinha" e expondo demais minha intimidade, como ele mesmo disse...kkkkkk...Morri de rir né?
Primeiro: até parece que eu fico pendurada no cabideiro em "nossos momentos", sou a "mulher-gancho" por acaso?
Segundo: o que seria uma frase dessas para quem tem um blog como esses?Exposição?kkkkk...
(já escrevi aqui coisas sobre mim que nem eu sabia até então...kkkkkkk...)
Agora, também participei, mas se você conhece um pouquinho a Super Mamy, se já entrou nesse blog uma vez na sua vida, já podia imaginar que a Super Mamy jamais iria deixar isso barato,certo?

PU¨&* QUE PARIU!!! Que merda foi essa?Divulgou o que??
Serviu de brincadeira,serviu,mobilizou muitas mulheres, mas é uma pena que mobilizou para uma bobagem, se queriam fazer algo inteligente, e mais, eficaz, em prol ao incentivo da prevenção do câncer de mama por que não postar como fazer o auto-exame, por exemplo??
E detalhe, na mensagem que eu recebi, ainda dizia que com essa brincadeira iríamos provar que as mulheres são poderosas!!
Amigas, as mulheres são mesmo poderosas, maravilhosas e eu defendo muito isso aqui, mas vamos usar esse poder todo, essa magnitude da maneira certa,não? Com inteligência...afinal, essa campanha pareceu mais que as mulheres são fúteis e idiotas!!

Repito, eu também entrei na brincadeira, mas o que eu quero dizer é que...

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA SE DIVULGA ASSIM PO$%#@ !!!
VAMOS LÁ...VAMOS FAZER O QUE É CERTO!

AUTO-EXAME




A importância do auto-exame de mamas


No Brasil, nas últimas duas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.
É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes o que causa maior sofrimento à mulher.
As mulheres brasileiras estão morrendo devido ao câncer de mama, pois insistem em escondê-lo por medo ou vergonha!
Idealmente, todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).
Como no Brasil estamos longe de seguir essa rotina, o auto-exame de mamas é a melhor saída.
O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

 
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

DICA DA SUPER MAMY:

Faça o auto exame no banho, sempre que lembrar e estiver tomando seu banho dá uma "brincadinha" com seus seios:

**Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.
**Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido. Se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo) e não era assim, essa é uma alteração importante também.
**Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação,pois, é comum surgirem alterações durante esse período. Se a alteração persistir procure o seu Médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame é normal, o exame Médico deve ser anual. 
AGORA SE VOCÊ, COMO EU, GASTOU SEU TEMPO E TAMBÉM PARTICIPOU DA BRINCADEIRA, OU NÃO, SEJA ÚTIL E ESCREVA NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK ESSA FRASE:

"A minha bolsa eu largo aonde eu quiser, mas a prevenção do câncer de mama não é brincadeira e se divulga com orientações claras e diretas como ensinar a fazer o auto-exame e, principalmente, tornando a mamografia ascessível a todas as mulheres!"

E se quiser ir além, troque sua foto, apenas por um dia, por essa abaixo (pode copiar daqui mesmo...)


Beijo a todas as mulheres espertas e poderosas!





5 comentários:

  1. Boa Fa! pensei exatamente isso,por isso resolvi não brincar! achei q a brincadeira passou zero a mensagem!

    ResponderExcluir
  2. Fá! Parabéns pela iniciativa!

    Aproveitando, quero fazer uma sugestão para complementar as informações do seu blog, se me permite...
    Atualmente, o INCA não considera o auto-exame válido como método isolado para a detecção do câncer de mama. Isto porque muitas mulheres o fazem e deixam de ir ao ginecologista por "achar" que está tudo bem. Ou, em casos também de "achar" que estão com alguma coisa fazem exames desnecessários.
    O que o INCA considera como exame válido é o Exame clínico das mamas - feito por médico- ou Ultrassonografia... e a mamografia.
    Se vc quiser saber mais, acesse: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=336
    E aqui tenho pra você o consenso para o controle do câncer de mama: http://www.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, muitíssimo obrigada pela colaboração e informação de extrema importância!!
    Fiquem a vontade para colaborar quando quiserem, para mim é uma honra e aqui "é tudo nosso!"
    ATENÇÃO MULHERADA:não se contentem apenas com o auto exame, idas periódicas ao seu médico é fundamental!!
    Já visitei os sites indicados acima e são muito interessantes,vale muito a pena ver!
    Quero ressaltar que a Priscilla, que nos passou essas informações tão importantes é um dos exemplos de Super Mulher,além de ser uma pessoa maravilhosa, é a Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Embu...da-lhe mulherada poderosa!!

    ResponderExcluir
  4. Fá, adorei tudo... uma vez na faculdade fiz um trabalho sobre campanhas mal divulgadas que acabavam tendo duplo sentido e divulgando não o essencial da mensagem. É preciso corrigir isso!
    E seu blog trouxe luz a esses detalhes de uma simples brincadeira. Parabéns!
    E vai mais uma dica de site pra quem quiser saber mais sobre câncer de mama: www.oncoguia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Cecília!Vou postar sua dica com certeza...bacana!
    Aliás, adoro dicas e colaborações...rsrsrs...ainda mais vindas de outra "Super Mamy"...
    Aaaaa parabéns!Já estou sabendo que você está com mais um príncipe na barriguinha, vai ficar que nem eu: 2 moleques!!É demais viu..adoro!!
    Que Deus abencoe vc e seus gatinhos!!
    Beijos lindona!!

    ResponderExcluir